Buscar
  • Jorge Rodrigues

Edifício Abaeté - Abrahao Sanovicz

Atualizado: Fev 12

O ícone prateado se destaca para quem caminha nas ruas do bairro Consolação por conta dos brises que refletem a luz solar.


Esse belíssimo residencial que, na primeira vista, parece um prédio comercial é da autoria do arquiteto santista Abrahao Sanovicz, um discípulo do Villanova Artigas. O a fachada foi inspirada nas esculturas móveis do Yacov Agan (que foram expostas na sétima Bienal de São Paulo).

O quebra-sóis que envolve o prédio todo foi assinado por Luiz Sacilotto, um escultor, e as brises permitem que a construção mostre um novo desenho a cada momento, de acordo com a posição que as pessoas veem. O térreo possui um painel do Fabio Fake e as obras que fazem parte do acervo do prédio pertencentes ao morador Sidónio Porto que deixou como presente para o prédio e os pilares do térreo tem um detalhe bem bacana: são vermelhos e dão um contraste com o resto do prédio que é prateado.

Eu particularmente acho tão lindo e tão neutro que deixa o meu coração bem aquecido. Amo prédios assim.

O prédio possui 16 andares, contendo 32 apartamentos (dois por andar) e a altura total é de cerca de 80 metros. O Abataé tem janelas em todos os lados, fazendo com que todos os cômodos recebam iluminação máxima e tem uma entrada menos convidativa comparando com os outros que eu apresentei.

Fotos do Nelson Kon.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo