top of page
  • Foto do escritorJorge Rodrigues

Edifício Montreal - Oscar Niemeyer

Atualizado: 12 de fev. de 2021

O caçula do célebre Copan possui as mesmas características e não tem como deixar de reconhecer a imponência desse prédio lindo do Centro Velho.


Localizado na avenida Ipiranga com a Cásper Libero, no número 1284, inaugurado em 1954 como o Grande Monumento do 4º Centenário de São Paulo, ele possui 41 mil metros quadrados distribuídos e 24 pavimentos com 21 andares de quitinetes, 1 térreo e um subsolo.

Além disso, tem uma arquitetura única, pois se localiza numa esquina e o formato do terreno não colaborava no momento de projetar mas fizeram com MUITA maestria, resultando nisso que estão vendo nas fotos.


Encomendado pelo Banco Nacional Imobiliário, o Montreal foi construído pensando em moradores solteiros ou casais recém-chegados na cidade naquela época devido ao alto fluxo de migração, por isso a decisão de ter só apartamentos pequenos.

Infelizmente hoje em dia se encontra em situação muito triste, com degradação e falta de bons cuidados na fachada dele. Mas isso se deve mais à deficiência de políticas públicas que possam trazer uma melhoria urbanística na cidade. Pois é uma obra muito boníssima e tem o seu valor inestimável.

Fotos tiradas por Nelson Kon.

55 visualizações0 comentário
bottom of page